A presença do rosto

ebook uma linguagem pedagógica: uma experiência da Ética da Alteridade em Emmanuel Lévinas no ensino de Filosofia no Ensino Médio

By Rosemiro Ferreira de Almeida

cover image of A presença do rosto

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...
O livro busca apresentar um caminho no ensino-aprendizagem na ética da alteridade, pela proposta radical de Emmanuel Lévinas na experiência da sala de aula. Essa experiência acontece na EREM ? Vicente Monteiro ? Caruaru ? PE, no seu contexto escolar regional, da exclusão nas relações, da dinâmica do apropriar-se do outro, relação de dominação e posse que vai de encontro a uma relação ética e construtiva do sujeito. Apresenta um breve quadro do processo de alienação social na configuração da sociedade do século XXI e suas relações conflituosas em todo modelo social. Realiza uma breve exposição sobre a validade da crítica social marxista e suas limitações práticas na pós-modernidade. Busca demonstrar o processo de reprodução social totalizante na educação e o desafio do ensinar filosofia em uma sociedade que nega e assujeita o rosto. Expõe o contexto histórico e filosófico de Emmanuel Lévinas a partir de um itinerário de relação ética na aprendizagem além do ser, experiência de substituição responsável pelo outro no ensinar filosofia. A superação da proposta fenomenológica de Husserl e Heidegger, fenomenologia do existente como sabedoria outramente que ser no ensinamento da experiência e acolhida do outro. Apresenta o resultado do desenvolvimento da pesquisa no Ensino Médio através de uma intervenção baseada na presença significativa da linguagem pedagógica do rosto.
A presença do rosto